terça-feira, 6 de abril de 2010

As pessoas que não ouvem

Você deve conhecer uma ou mais delas. São aquelas pessoas com quem você está conversando e – de repente – você percebe que elas não estão te ouvindo. Sim, porque na primeira vírgula, na primeira pausa, ela entra noutro assunto, geralmente falando de si mesma. Tenho um amigo, aliás uma pessoa muito famosa, que ficou uns três anos sem ouvir, sem prestar a mínima atenção nos outros. Fomos nos afastando dele. Agora, que se separou da esposa, passou a ouvir. Não estou querendo dizer que os casados não ouvem. Longe de mim. O caso ali é específico.

As pessoas que não ouvem, não são surdas. Elas escutam, mas não ouvem. Será que eu estou sendo claro? Você fala com elas e percebe que o olhar que deveria estar te mirando, tá longe. Sabe-se lá onde.

Pois eu resolvi o problema. Descobri que as pessoas que não ouvem, só não ouvem ao vivo. Mas se você telefonar, elas te escutam, te ouvem, enfim, falam com você. Não sei qual é a mágica do telefone para fazer trazer aquelas pessoas à nossa realidade e ao nosso mundo. Aí passei a só falar com este tipo de gente por telefone. Se a ligação for interurbana, ele ouve mais ainda.

Acho que é isto: quanto mais longe você está, mais ele presta atenção. Sim, porque quando você está perto ele não te ouve e nem te vê. Mas, não te vendo, ao telefone te ouve. Será que o Bell e o Freud chegaram a pensar nisso um dia?

Você entendeu, ou não ouviu nada do que eu disse?
-----------------------------------------------------
Fui descobrir este artigo quando recebi um email duma pessoa que considerava amiga que, não ligando ao que eu escrevi, me responde num diálogo de surdos, afirmando coisas contrárias ao combinado e ao questionado por mim. Quando lhe respondo apontando o facto e reforçando os meus argumentos, responde-me que, para ela, estava tudo bem assente, que eu passasse por lá para escutar o seu ponto de vista. Farto de ouvir as suas queixas declinei o convite e desfiz a prevista parceria com um pessoa que não ouve, não lê, nem discute ou negoceia, só quer se queixar.

Perguntei ao Google "porque as pessoas não se ouvem" e a explicação convenceu-me: porque não querem, fecharam o seu coração, centraram-se no seu ego, cortaram as pontes com os outros. Esta semana duas mães de adolescentes quiseram a minha ajuda para conseguir dialogar com as filhas, ambas adolescentes e que eu não conheço. Queixam-se que as filhas não as ouvem (literalmente, põe fones para marcarem até a sua posição), mas será que as mães ouvem as filhas?

"Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido? O facto é que quando duas pessoas estão aborrecidas, os seus corações afastam-se muito. Para cobrir esta distância precisam de gritar para poderem escutar-se mutuamente." ~ Gandhi

Pela mesma razão ficamos surdos, desatentos à dor, ao sofrimento ou até ao raciocínio do outro. Excepto quando nos telefona :)

1 comentário:

  1. Eu não consigo encontrar algo sobre pessoas que falam, desabafam, mas quando a gente vai complementar ou fazer unq observação elas fingem que não ouviram e continuam de onde pararam. Cara, isso é chato. Da vontade de mandar a pessoa tomar lá. Quer falar, mas não quer ouvir, poxa. Eu tentando ajudar. Ai depois a pessoa sai falando que não dou a mínima. Claro, vc não me deixou falar. Complicado.

    ResponderEliminar