quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Por um Natal alternativo

Todos os anos a mesma coisa, a mesma fona, um ritual cada vez mais vazio de significado. Festa da família em profunda crise, o Natal sofre da mesma crise de valores que ela, que esta sociedade em metamorfose, dos nossos egos cada vez mais confusos com a mudança. Mas porque não podemos reinventar o Natal, ele está em constante mutação, ele é feito pelas pessoas, não é um mandato de nenhuma religião, será o que quisermos que seja.

Hoje vou falar de algumas formas alternativas de Natal que me tocaram e que podem fazer a diferença que queremos ver neste mundo. Mesmo quando pomos abaixo o Natal de consumismo sejamos criativos, como este artista alternativo Alastair Heseltine com esta magnífica "escultura" de lenha a lembrar-nos o desmatamento intensivo provocado pela moda do pinheiro do Natal:

É o que se propõe neste artigo do Green Savers que recomendo:
Conheça o movimento que quer reinventar o consumismo no Natal
Nele poderá ver um vídeo onde Jennifer Lopes explica:" O que o Redefine Christmas propõe é que entreguemos, em nome dos nossos amigos e familiares, dinheiro para as nossas instituições de solidariedade social favoritas. E, já agora, pedir às pessoas que nos costumam dar prendas para fazerem o mesmo em nosso nome."

No mesmo dia recebo a mensagem de Natal da Avvaz, uma dessas ONG que acho merecer uma doação: se estiverem em pensar gastar dinheiro comigo (não digo que o façam, mas se estiverem tentados a :), proponho que doem esse dinheiro à AVVAZ. E já agora, conhecem o que ela tem feito, já viram o seu site?, onde eles se definem deste modo: "Avaaz, que significa "voz" em várias línguas européias, do oriente médio e asiáticas, foi lançada em 2007 com uma simples missão democrática: mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem. "

Mas mais importante do que esta organização já com mais de 6 milhões de participantes em todo o mundo diz de si própria é como as pessoas a vêem a fazer tremer e recuar ditadores e governantes prepotentes em todo o mundo pela sua acção não violenta de protesto. Este Natal o seu site abriu uma página especial para a escrita de mensagens que quase todos os segundos estão a chegar pela participação directo dos apoiantes que não poupam elogios, como estes que recolhi no quarto de hora em que observei este jorro de boa vontade:

"O incêndio na floresta e o beija−flor
Havia um beija−flor que morava em uma floresta majestosa com muitos outros animais. Todos viviam felizes, porém, um dia a floresta começou a pegar fogo. Era tempo de estiagem e o vento ajudava o fogo a se alastrar rapidamente. Os animais puseram−se em fuga, uns ajudando os outros da melhor maneira que podiam, tentando se salvar. O beija−flor voava até um lago perto da floresta, apanhava água com o bico e levava para floresta tentando apagar o fogo. Um tigre, vendo aquilo, falou para o beija−flor: 
¬ Ei, você! Corra para longe daqui o mais depressa que puder. Este lugar vai ficar destruído bem depressa. 
O beija−flor agradeceu o conselho e continuou a transportar água do lago para a floresta que estava em chamas, cada vez mais altas.
Um cavalo, então, virou−se para o pequenino e disse:
¬ Ó beija−flor! Será que você não tem noção de seu tamanho, da extensão da floresta, da quantidade irrisória de água que você trás? Você, sozinho não vai conseguir acabar com o incêndio. Corra! Procure outro lugar para morar e deixe essa floresta antes que você morra!
O beija−flor olhou serenamente para o cavalo e respondeu:
¬ Fico muito grato por seu conselho. Sei que está pensando no meu bem−estar mas, se cada um de nós correr para longe toda vez que uma dificuldade se apresentar, como poderemos ficar tranqüilos? Porém, se nos unirmos para enfrentar os desafios, há maior probabilidade de de sairmos vencedores, não é não? Eu estou somente fazendo a minha parte!
Muito grata por darem−me a oportunidade de pertencer ao maior bando de beija−flores do mundo!!!
Ana Maria Mortari, Brasil
-----------------------------------
A friend is somebody 
who sings the song of your heart
and will remind you 
when you forgot about it 
--------------------------------
Love is the way home!
Peace in oneself − peace in the world." 

Sem comentários:

Enviar um comentário