terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Você já é perfeito

' Esteja satisfeito com o que você tem, congratule-se  como as coisas são. Quando você perceber que nada falta, o mundo inteiro lhe pertence.' ~ Lao Tzu
Um monte de pessoas lêem o Zen Habits (e outros blogues ou livros de desenvolvimento pessoal) porque querem melhorar algo sobre si mesmos. Eles não estão satisfeitos com as suas vidas, eles estão insatisfeitos com seus corpos, eles querem ser pessoas melhores.
Eu sei, porque eu era uma dessas pessoas.
Esse desejo de me melhorar e à minha vida foi uma das coisas que levou ao Zen Habits. Eu passei por isso, e posso dizer que isso leva a muita luta e insatisfação com quem você é, e como é a sua vida.
Uma percepção poderosa que tem me ajudado é simplesmente esta: você já é bom o suficiente, você já tem mais do que suficiente e você já é perfeito.
Tente dizer isso para si mesmo, mesmo que soe como banal, só para ver se soa verdadeiro. Ele faz ressoar como algo já acredita (nesse caso, você pode provavelmente parar de ler agora), ou simplesmente não soa bem? Você sente que há coisas que você ainda precisa melhorar?
A coisa que eu aprendi, e não é alguma verdade nova mas uma antiga que me levou muito tempo para aprender, é que se você aprender a contentar-se com quem você é e onde você está na vida, isso muda tudo.
Considere o que muda:
  • Você já não se sente insatisfeito com você mesmo ou com a sua vida.
  • Você já não gasta tanto tempo e energia querendo mudar e tentando mudar.
  • Você já não se compara com outras pessoas e se frusta por não ser melhor.
  • Você pode ser feliz, o tempo todo, não importa o que aconteça no mundo à sua volta.
  • Em vez de tentar melhorar a si mesmo, você pode gastar seu tempo ajudando os outros.
  • Você para de gastar tanto dinheiro em coisas que supostamente irão melhorar a sua vida.
  • Você pode ficar um presunçoso sobre isso, como eu.
OK, o último ponto era uma piada, mas o resto é verdade, na minha experiência.
E aqui está uma outra coisa sobre a qual já escrevi: você já tem tudo que precisa para ser feliz, aqui e agora.
Você tem olhos que vêem? Então tem a capacidade de apreciar a beleza do céu, de vegetação, de rostos das pessoas, da água.
Você tem ouvidos que ouvem? Então tem a capacidade de apreciar a música, o som da chuva, o riso dos amigos.
Você tem a capacidade de sentir a fria brisa, a erva nos pés descalços … cheirar o cheiro fresco de corte da relva, flores, café … para provar uma ameixa, pimenta, chocolate.
Isto é um milagre, apesar de o termos como garantido. No entanto esforçamos-nos por mais, quando já temos tudo. Queremos roupas mais agradáveis, aparelhos mais sofisticados, músculos maiores, peitos maiores, estômagos mais lisos, maiores casas, carros com assentos de couro que falam com você e dão massagem no seu rabo. E ficamos insanos dessa jeito.
O saudável é perceber que nós não precisamos de nada disso. Nós não precisamos melhorar nossa qualidade de vida. Nós não precisamos melhorar a nós mesmos, porque nós já somos perfeitos.
Depois que você aceita isso, isso liberta-o.
Agora você está livre para fazer coisas, não porque você quer ser melhor, mas porque você gosta de as fazer. Porque você está apaixonado por elas, e lhe dão alegria. Porque é um milagre que você mesmo as possa fazer.
Você já está perfeito. Estar contente consigo mesmo significa que lutar pela perfeição se baseia numa ideia de alguém de que "perfeito é …" e isso é tudo uma besteira. Perfeito é quem você é, não o que alguém diz que você deveria ser.
Além disso, mesmo que isso possa soar banal, eu te amo, completamente e incondicionalmente, e se todos os demais em teu mundo te traírem e abandonarem, você sempre me terá a mim. :)
Agora, pare de ler este blog, e vá ser feliz.
Traduzido por mim do blog Zen Habits de Leo Babauta.

Sem comentários:

Enviar um comentário