quinta-feira, 25 de março de 2010

EU APRENDI

Eu aprendi,

que não posso exigir o amor de ninguém. Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim, e ter paciência para que a vida faça o resto; que não importa o quanto certas coisas são importantes para mim - há pessoas que não lhe vão dar relevância, e jamais conseguirei convence-las; que posso passar anos a construir uma verdade, e destruí-la em apenas alguns segundos.
Eu aprendi,
que posso usar meu charme por apenas quinze minutos; depois disso, preciso saber do que estou a falar. Que posso fazer algo num minuto, e ter que responder por isso o resto da vida. Que por mais que você corte um pão em fatias, este pão continua a ter dois lados, e o mesmo vale para tudo que cortamos de nosso caminho.

Eu aprendi,
que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser, e devo ter paciência; que posso ir além dos limites que eu própria coloquei; que eu preciso escolher entre controlar o meu pensamento, ou ser controlada por ele.
Eu aprendi,
que os heróis são pessoas que fazem o que acham que devem fazer naquele momento, independente do medo que sentem; que perdoar exige muita prática; que há muita gente que gosta de mim, mas que não consegue expressar isso.
Eu aprendi,
que nos momentos mais difíceis, a ajuda vem justamente de onde eu menos espero; que eu posso ficar furiosa, tenho o direito de me irritar, mas não tenho o direito de ser cruel; que jamais posso dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis. Será uma tragédia para o mundo se eu o conseguir.
Eu aprendi,
que o meu melhor amigo vai-me magoar de vez em quando, e eu tenho que me acostumar com isso; que não é o suficiente ser perdoada pelos outros; eu preciso de me perdoar primeiro; que não importa o quanto meu coração esta a sofrer, o mundo nao vai parar por causa disso.
Eu aprendi,
que as circunstâncias de minha infância são responsáveis pelo que eu sou, mas não pelas escolhas que eu fiz quando adulta; que numa briga, eu preciso escolher de que lado estou, mesmo quando não quero me envolver. Que quando duas pessoas discutem, não significa que se odeiam. E quando duas pessoas não discutem, não significa que se amam.
Eu aprendi,
que por mais que queira proteger os meus filhos, eles vão-se magoar, e eu também serei magoada – isso faz parte da vida; que a minha existência pode mudar para sempre em poucas horas, por causa de gente que nunca vi antes; que diplomas na parede não me fazem mais respeitável ou mais sábio.
Eu aprendi,
que a palavra “amor” perde o seu sentido, quando usada sem critério; que certas pessoas vão embora de qualquer maneira; que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber lutar pelas coisas que eu acredito.
Paulo Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário